quinta-feira, 7 de maio de 2009

ALFABETIZAR CANTANDO - Atividades para desenvolver os objetivos de leitura

Segundo a psicóloga argentina Emília Ferreiro, toda a criança, independente do país em que vive e da lingua que fala, passa por vários estágios na hora de se alfabetizar e constrói esse novo conhecimento passo a passo, num processo evolutivo.

O projeto "Alfabetizar Cantando" consiste, basicamente em explorar velhas cantigas de roda em sala de aula. Elas atraem porque são conhecidas e facilitam a tarefa de estabelecer laços com a realidade.

OBJETIVO: Auxiliar as crianças que ainda estão no nível pré-silábico na busca pela alfabetização e também pelo domínio da escrita e leitura crítica.

PASSO-A-PASSO:
A primeira etapa consiste em apresentar aos educandos diversos CDs e produzir cartazes com as estrofes (alguns deles com a ajuda dos pequenos), que por sua vez serão afixados nas paredes da sala;

Em seguida podemos trabalhar as poesias cantadas, sempre respeitando o nível de aprendizagem de cada um (muito importante, hein pessoal!);

Durante a atividade os pequenos irão aprender a ordenar as letras e as palavras para formar os versos das cantigas;

IMPORTANTE: ao longo da execução das atividades, o educad@r deverá fazer diversas intervenções, solicitando informações como a localização de palavras, deve também, auxiliar as crianças na escrita das suas canções preferidas, (vocês podem sugerir mais tarefas);

Para reforçar o aprendizado, pode-se oferecer aos pequenos outras atividades de escrita e leitura, induzi-los a completar palavras e concluir os versos.

IMPORTANTE TAMBÉM: Esta tarefa foi idealizada pela Profa. ROBERTA PATRICIA DE SIQUEIRA AZEVEDO que atua em uma pequena escola de Quixaba-PE e apresentada aqui neste blog, com algumas alterações e contribuições feitas por mim. (Acho bacana citar a idealizadora do projeto não só por questão de ética, mas também para nos fazer lembrar que existem muitos bons profissionais espalhados pelos mais diversos cantos deste imenso país e enfrentando vultosos obstáculos.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário