domingo, 28 de junho de 2009

Resenha crítica do texto IV da disciplina Tendências Atuais do Ensino da Língua Portuguesa

Introdução

Não existe uma única forma de alfabetização e para alfabetizar um infante, o educador necessita investigar e levar em conta todo o cabedal de conhecimento e experiências com que o educando chega à escola.
A criança desenvolve suas produções lingüísticas observando a oralidade e a escrita dos indivíduos que estão inseridos no seu contexto social. (família, amigos, outros adultos etc).
A alfabetização e a sua identidade/personalidade vão surgindo paralelamente num complexo processo onde não basta apenas o simples manejo de regras sobre o alfabeto.
Algumas crianças até conseguem codificar e decodificar a língua utilizada, mas ao efetuarem uma leitura de um determinado texto, por exemplo, não conseguem compreender o que leram. Há também alguns indivíduos que completam os primeiros ciclos, chegam ao ensino médio e ainda continuam sem entender algumas produções textuais além de não conseguirem estruturar uma simples carta. Esses indivíduos são considerados analfabetos funcionais.

Professor ou aluno deficiente?

É muito mais prático para alguns professores tachar um aluno de “problemático” ou deficiente, mas muito desses educadores não têm a sensibilidade (característica essencial para um educador) para perceber que seus educandos são oriundos das mais diversas realidades sociais e possuem uma bagagem cultural diferente da que eles possuem. Alguns professores acabam cometendo o erro de pressupor que seus alunos tiveram ou têm a mesma vivência social de que seus filhos, parentes, enfim, pensam que as crianças são iguais àquelas que estão no seu contexto. Se esses educadores não reconhecerem a diferença que há entre eles e seus educandos e não buscarem novas práticas e ferramentas que levem em consideração a bagagem cultural das crianças será difícil conduzi-las rumo á alfabetização e serão eles os deficientes e não os alunos.

Como ler para seus filhos

A leitura de contos e histórias infantis para uma criança que se encontra em processo de alfabetização é muito valiosa.
É importante que os pais, ao efetuarem uma leitura para seu filho, estimular a sua participação para que a leitura se torne mais rica. Pode-se perguntar o que ele entende de determinado fragmento do texto, o que ele acha que vai acontecer com algum personagem, pedir para ele ler pequenos trechos, enfim, deve-se instiga-lo.

Leitura e oralidade na escola

Em determinados momentos, alguns alunos sentem medo de produzir alguns textos, pois pensam que são menos capazes, quando na realidade não estão produzindo da maneira que o professor pede.
De acordo com MacGillivray, o educador não pode esperar que os seus alunos captem o que a escola solicita deles, e sim esclarecer categoricamente o que a instituição espera e por quê.
Por fim, os educadores devem estar cientes de que existem diversas formas de modificar as aulas atuais, por isso, eles não devem deixar de estarem sempre em busca de novas ferramentas para tentar mudar a sociedade.
Dominar plenamente uma língua é poder.

Bibliografia

TEBEROSKY, Ana. GALLART, Marta S. et. al. Contextos de
alfabetização inicial. Trad. Francisco Settineri, Porto Alegre: Artmed,
2004. (pág. 85-98)

ANOTAÇÕES FEITAS NA AULA DO DIA DO DIA 18/6/2009

A escola não pode desconsiderar ou minimizar a linguagem com que o educando chega à escola;

A língua escolhida para ser ensinada em sala de aula não é neutra;

Deve-se ensinar na escola a língua “padrão” (não necessariamente culta) para que todos possam se socializar;

As línguas são mutáveis;

A escola deve favorecer o domínio da língua aos menos privilegiados para que ele não fique concentrado com a elite;

Alguns alunos codificam/decodificam a língua, mas não compreendem o que lêem. (analfabetos funcionais);

Ninguém consegue escrever só aprendendo gramática, o individuo precisa de conhecimento.

Um comentário:

  1. Você fez uma síntese muito interessante! Apresentou tópicos importantes do texto e da discussão do mesmo! Porém, faço algumas ressalvas no sentido de melhorar a reflexão:
    1. Faça uma síntese de cada um dos contextos de alfabetização apresentados pelas autoras. Detalhe-os.
    2. Em relação às anotações, seria interessante que não só postasse as frases, mas, também, o que você compreendeu, o que aprendeu, o que ficou obscuro para você e o que ficou claro. Assim, é mais fácil evidenciar seu processo de aprendizagem sobre a disciplina.

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