quinta-feira, 11 de junho de 2009

TIPOLOGIA E GÊNERO TEXTUAL

De acordos com alguns estudiosos na área da alfabetização, o trabalho com os mais variados textos é de extrema importância para que para que a criança desenvolva habilidades na fala e na escrita.
Para que possamos, mais conscientemente, trabalhar com textos, precisamos identificar a diferença entre tipologia e gênero textual. Este sucinto texto tem o objetivo de identificar algumas diferenças entre esses dois termos que são muito confundidos (inclusive por mim).
Pelo que entendi, tipologia textual é a forma como o texto é apresentado. Ele pode vir como uma narração, argumentação, exposição e descrição, por exemplo.
Já o gênero textual refere-se às diferentes formas de manifestação da linguagem e de expressões textuais que podemos encontrar em poesias, crônicas, email e conversas telefônicas, por exemplo.
GÊNERO TEXTUAL É CONFECCIONADO COM UM OBJETIVO. ELE É FEITO PARA UM DETERMINADO INDIVIDUO OU DETERMINADO GRUPO, COMO UMA CARTA CONVOCANDO UMA REUNIÃO OU NARRANDO UM FATO ACONTECIDO, POR EXEMPLO. ELE EXERCE UMA FUNÇÃO SOCIAL, COMO RESSALTA MARCUSCHI.
Segundo Marcuschi, algumas vezes, gênero e tipologia se encontram e exemplifica isso com uma carta pessoal que é considerada um gênero textual, mas que pode apresentar uma ou variadas tipologias (narração, argumentação, etc).

BIBLIOGRAFIA:

SILVA, R. S. Gênero textual e tipologia textual: sob dois enfoques teóricos.

Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%AAnero_textual)

Nenhum comentário:

Postar um comentário