Na aula do dia 28/5 foi discutido o texto "Leitura, texto e sentido". Com as considerações do Prof. Ivan, dos meus companheiros e com a minha leitura, fiz a seguinte resenha após a aula:
A leitura não é o simples conhecimento do código utilizado (Português, por exemplo). Ela necessita da mobilização de vários saberes e é uma atividade que leva em conta os conhecimentos e as experiências do leitor.
O leitor pode discordar ou concordar; pode completar ou adaptar a representação do autor. (É ISSO QUE SE ESPERA).
Um texto também nos desperta sentimentos e emoções que estão na atmosfera sugerida pela produção escrita e também no objetivo que essa leitura pressupõe.
Há textos que lemos porque queremos nos manter informados (jornais, revistas), há outros que utilizamos para nos auxiliar na feitura de trabalhos acadêmicos, há ainda a leitura realizada por prazer (poemas, romances) e textos que algumas vezes somos "obrigados" a ler como alguns manuais e bulas (dificil leitura).
Um texto não se destina a todos e quaisquer leitores em geral, mas pressupõe um determinado tipo de leitor.
É impressionante como fatores materiais como tipo de papel, cor, tamanho e tipo da fonte, uso de maiúsculas e minúsculas e paragráfos longos ou curtos influenciam e direcionam a produção para um determinado público-alvo. (nunca tinha pensado nisso).
A LEITURA É UMA ATIVIDADE QUE SOLICITA INTENSA PARTICIPAÇÃO. "LER POR LER" NÃO ADIANTA.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário